
Em meio aos eventos e apresentações do Festival Macondo Circus, a Sala Dobradiça insere na Praça Saldanha Marinho um formato expositivo para produções artísticas focadas em questões e estéticas do meio urbano.O Projeto Tapume está baseado no material de isolamento para construção civil, suporte amplamente utilizado em muitas manifestações urbanas, tanto na cidade de Santa Maria como em outros centros. A partir de uma simples estrutura de compensado naval e madeira, sujeita a diversas interferências, artistas são convidados à produção de trabalhos específicos ou adaptados.
No festival de tema Música e Cultura Urbana, este projeto ganha uma importante dimensão. Ao todo serão cincos suportes Tapume, dispostos nos caminhos da praça, em diálogo com o entorno. Quatro deles consistem em espaços para propostas de artistas convidados e um outro, chamado Palimpsesto, está aberto a interferências livres do público e aglutina resultados de oficinas.
Os artistas são:
Braziliano, Total (Santa Maria/RS)
http://myspace.com/totalvandal
http://brazilianodesigner.blogspot.com
Marcelo Monteiro, Cartazes Imaginários (Porto Alegre/RS)
http://artemarcelomonteiro.blogspot.com
http://myspace.com/totalvandal
http://brazilianodesigner.blogspot.com
Marcelo Monteiro, Cartazes Imaginários (Porto Alegre/RS)
http://artemarcelomonteiro.blogspot.com
Rodrigo Lourenço, Gravuras em um Minuto (Porto Alegre/RS)
http://rodrigolourenco.wordpress.com/
http://desvenda.wordpress.com/
Trampo, De Refugo (Porto Alegra/RS)
www.myspace.com
www.flickr.com/
Espaço Palimpsesto, aberto e multi autoral
Seguindo o conceito do conjunto de exposições realizadas no espaço suporte da Sala Dobradiça, chamado Três meses de Palimpsesto (veja o link aqui), a proposta curatorial também está no Projeto Tapume. O conceito da mostra que parte da noção de manuscrito reaproveitado e multi-autoral (palimpsesto: do grego antigo “riscar de novo”), reúne resultados das oficinas e interferências espontâneas do público, transeuntes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário