quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Em meio aos eventos e apresentações do Festival Macondo Circus, a Sala Dobradiça insere na Praça Saldanha Marinho um formato expositivo para produções artísticas focadas em questões e estéticas do meio urbano.

O Projeto Tapume está baseado no material de isolamento para construção civil, suporte amplamente utilizado em muitas manifestações urbanas, tanto na cidade de Santa Maria como em outros centros. A partir de uma simples estrutura de compensado naval e madeira, sujeita a diversas interferências, artistas são convidados à produção de trabalhos específicos ou adaptados.

No festival de tema Música e Cultura Urbana, este projeto ganha uma importante dimensão. Ao todo serão cincos suportes Tapume, dispostos nos caminhos da praça, em diálogo com o entorno. Quatro deles consistem em espaços para propostas de artistas convidados e um outro, chamado Palimpsesto, está aberto a interferências livres do público e aglutina resultados de oficinas.

Os artistas são:

Braziliano, Total (Santa Maria/RS)
http://myspace.com/totalvandal
http://brazilianodesigner.blogspot.com

Marcelo Monteiro, Cartazes Imaginários (Porto Alegre/RS)
http://artemarcelomonteiro.blogspot.com

Rodrigo Lourenço, Gravuras em um Minuto (Porto Alegre/RS)
http://rodrigolourenco.wordpress.com/

http://desvenda.wordpress.com/

Trampo, De Refugo (Porto Alegra/RS)
www.myspace.com/trampone
www.flickr.com/photos/trampo


Espaço Palimpsesto, aberto e multi autoral
Seguindo o conceito do conjunto de exposições realizadas no espaço suporte da Sala Dobradiça, chamado Três meses de Palimpsesto (veja o link aqui), a proposta curatorial também está no Projeto Tapume. O conceito da mostra que parte da noção de manuscrito reaproveitado e multi-autoral (palimpsesto: do grego antigo “riscar de novo”), reúne resultados das oficinas e interferências espontâneas do público, transeuntes.


voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário